Trump X Musk: Casa Branca Ordena Revisão de Contratos da SpaceX
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Casa Branca ordenou neste mês que o Departamento de Defesa e a Nasa levantem detalhes sobre bilhões de dólares em contratos com a SpaceX, após o confronto público entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, disseram à Reuters quatro fontes com conhecimento do assunto.
Dando início a uma revisão, o governo determinou que as agências examinassem os contratos de Musk como preparação para uma possível retaliação contra o empresário e suas empresas, disseram essas fontes. Conforme noticiado pela Reuters na quinta-feira, autoridades do Pentágono também estão considerando limitar o papel que a SpaceX, empresa espacial e de satélites de Musk, poderia ganhar em um novo e ambicioso sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos.
A Reuters não conseguiu determinar se a Casa Branca pretende cancelar algum dos contratos federais da SpaceX, que somam cerca de US$22 bilhões. Mas a revisão mostra que o governo está dando sequência à ameaça feita por Trump durante a recente briga com Musk, na semana passada, de possivelmente encerrar contratos e subsídios para empreendimentos de Musk. “Vamos dar uma olhada em tudo”, disse o presidente a repórteres a bordo do Air Force One em 6 de junho.
Em um email enviado à Reuters, um porta-voz da Casa Branca não respondeu às perguntas sobre os negócios de Musk, apenas afirmou que o “governo Trump está comprometido com um rigoroso processo de revisão de todas as licitações e contratos”.
Em uma declaração separada, um porta-voz da Nasa disse que a agência “continuará a trabalhar com nossos parceiros do setor para garantir que os objetivos do presidente no espaço sejam atendidos”.
Nem a SpaceX nem as autoridades do Departamento de Defesa responderam aos pedidos de comentários.
Segundo as fontes, o objetivo da revisão é dar ao governo a capacidade de agir rapidamente, caso Trump decida agir contra Musk, que até recentemente era conselheiro sênior do presidente e chefe do Departamento de Eficiência Governamental, o Doge. A revisão é para obter “munição política”, disse uma das fontes.
Não estava claro se o governo dos EUA poderia cancelar os contratos existentes de forma legal ou prática, mas a possibilidade levanta preocupações entre especialistas em governança sobre a influência de interesses pessoais e políticos em decisões que afetam os cofres públicos, a segurança nacional e o interesse público.
O post Trump X Musk: Casa Branca Ordena Revisão de Contratos da SpaceX apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Trump #Musk #Casa #Branca #Ordena #Revisão #Contratos #SpaceX
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
As dicas de investimentos do site Forbes Brasil oferecem insights atualizados e estratégicos para investidores de todos os perfis. A Forbes explora temas como tendências do mercado financeiro, melhores opções de investimento no Brasil e no exterior, além de práticas para diversificar a carteira com segurança. Com uma abordagem voltada tanto para iniciantes quanto para investidores experientes, as recomendações visam maximizar o retorno e minimizar os riscos, trazendo perspectivas de especialistas e análises detalhadas sobre ações, fundos, imóveis, criptomoedas e outros ativos promissores.
Palavras chaves
Trump X Musk: Casa Branca Ordena Revisão de Contratos da SpaceX
Dicas de investimentos
Investimentos Forbes Brasil
Estratégias de investimento
Como investir
Mercado financeiro
Diversificação de carteira
Retorno financeiro
Ações promissoras
Investimentos seguros
Análise de mercado
Rentabilidade
Tendências de investimentos
Investimento para iniciantes
Maximizar retornos
Finanças pessoais